quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Aniversariante: Renarlly César

Quem faz aniversário nesse dia 25 de setembro é Presidente do Conselho Tutelar RENARLLY CÉSAR.

No mesmo dia da emancipação politica de nosso Municipio.

Todos que fazem o Conselho Tutelar o desejam imensas felicidades

Parabéns!!!


RENARLLY CÉSAR, COMPLETA 24 ANOS

Imagens da Participação do CT no "Justiça na Praça"







O Conselho Tutelar participou do Projeto Justiça na Praça

O CT realizou atendimento de urgências, ouvidoria de denuncias e orientação sobre o E.C.A. e o trabalho do Conselho Tutelar

CONSELHO TUTELAR DE PATU ATUOU NA FEIRA DA CULTURA, ORIENTANDO E FISCALIZANDO.

O Conselho Tutelar de Patu atuou na Feira da Cultura.


Afixou advertências nas barracas e carrinhos ambulantes e fez orientações aos comerciantes. Reafirmando a proibição da venda de bebidas alcoólicas e cigarros para menores de 18 anos.


O conselho fiscalizou o cumprimento das determinações com o acompanhamento da Policia Militar.

O CT Trabalhou em regime de Plantão Durante toda a Feira da Cultura.







domingo, 6 de setembro de 2009

Atuação dos conselhos tutelares ainda provoca dúvidas, segundo Conanda

Brasília - Previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) como instrumentos de fiscalização e de garantia do respeito aos direitos assegurados pela legislação, os conselhos tutelares (CT) ainda causam dúvidas entre muitas pessoas, diz o secretário-executivo do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), Benedito dos Santos.

“O conselho é um órgão que tem sido muito confundido por muita gente, até por muitos conselheiros tutelares, como um órgão de polícia, de fiscalização, mas não é nada mais do que um órgão de apoio”, destaca. A situação também é observada pelo presidente da Associação dos Conselheiros do Distrito Federal, Antonio Roldino. “Eu sempre digo que a sociedade em geral olha o conselho como um órgão de repressão, 'Deus me livre levar meu filho no conselho'”, conta.

“Na verdade o trabalho do conselho está aqui para ajudar a família, orientar a família no momento de dificuldade. Mas visão que a sociedade em geral tem por desconhecer o trabalho do conselho é que ele pune pai, pune mãe, toma filho, abriga filho”, lamenta Roldino.


Fonte: Agência Brasil

O Conselho Tutelar zela por crianças e adolescentes que foram ameaçados ou que tiveram seus direitos violados. Mas zela fazendo não o que quer, mas o que determina o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) em seu artigo 136, nem mais (o que seria abuso) nem menos (o que seria omissão)e esclarecendo que ZELAR é requisitar com os que deveriam prestar certo serviço o FAÇA. Toda suspeita e toda confirmação de maus tratos devem ser obrigatoriamente comunicado ao Conselho Tutelar, que não pode ser acionado sem que antes o munícipe tenha comparecido ao serviço do qual necessita. O Conselho Tutelar não substitui outros serviços públicos (não é para isso que foi criado) e só deve ser acionado se houver recusa de atendimento a criança e ao adolescente. Ele é um órgão público do município, vinculado à Prefeitura e autônomo em suas decisões. É também um órgão não-jurisdicacional, ou seja, é uma entidade pública, com funções jurídico-administrativas, que não integra o Poder Judiciário.

Fonte: Blog CT Janduis


sábado, 5 de setembro de 2009

CONSELHO TUTELAR VAI PARTICIPAR DO “JUSTIÇA NA PRAÇA”.

O Conselho Tutelar será uma das instituições parceiras do Projeto Justiça na Praça, que será realizado em Patu dia 12 de setembro.

O CT oferecerá uma oficina informativa sobre o estatuto da criança e adolescente (para crianças e adolescentes), atendimento de urgências e ouvidoria de denuncias e orientação.
O projeto oferecerá ainda: emissão de documentos, casamentos, orientação jurídica, serviços médicos, além de outros.
E acontecerá a partir das 8:00 horas na Praça João Carlos

O CT ACOMPANHOU A SEMANA DO ESTUDANTE DAS ESCOLAS DE PATU.

O Conselho Tutelar acompanhou a realização da semana do estudante das escolas de Patu, que aconteceu de 11 á 14 de agosto.
Fez visitas aos eventos de cada escola e realizou trabalho de esclarecimento e fiscalização na festa de encerramento que aconteceu na Boate Pântano.
Hudson, Lílian, Pedro, Marilia e Renarlly.


Mesa de Abertura com o presidente do CT Renarlly


AULAS INAUGURAIS DO PETI E PROJOVEM CONTOU COM A PRESENÇA DO CONSELHO.

As atividades do PETI e PROJOVEM foram reiniciadas em agosto.

O Conselho mandou representantes as aulas inaugurais.

PETI e PROJOVEM são programas sociais que atendem crianças e adolescente em situação de risco.

O CT deseja sorte aos coordenadores Emanuel e Claudio...

CONSELHEIROS ESTIVERAM NA INAUGURAÇÃO DA NOVA SEDE DO PDA NOVO SERTÃO.

Os Membros do Conselho Tutelar de Patu e COMDICA marcaram presença na inauguração da nova sede do PDA NOVO SERTÃO dia 31 de Julho.

O PDA é um Programa de Desenvolvimento de Área, apoiado pela ONG Visão Mundial e atende atualmente 800 crianças com atividades educacionais.


Conselheiros e Coordenadoras do PDA


Apresentação teatral coordenada pelo Conselheiro e Educador Renarlly César

Conselho Tutelar de patu participou de intercâmbio na cidade de Lucrécia (RN)

Conselheiros Hudson, Lilian, Marilia e Pedro

No dia 07 de agosto foi realizado na cidade de Lucrécia (RN), um intercâmbio de conselhos tutelares, com o objetivo de promover a interação e parcerias entre os órgãos das cidades vizinhas

O CT de Patu esteve marcando presença por lá.

Onde foram debatidos diversos temas sobre a legislação e demandas relacionadas aos direitos da criança e do adolescente.

CT de Patu enviou delegada para Conferência Regional:

A conselheira Lílian Morais foi a delegada do CT de Patu na Conferência Regional dos Direitos da Criança e do Adolescente, que aconteceu nos dias 06 e 07 de Agosto em Umarizal (RN).
Também participaram da Conferência o Conselheiro Pedro Vieira (como Observador) e o Presidente do COMDICA Fany Carlos Tavares.

Pedro e Lilian na Conferência

O presidente do COMDICA, Fany Carlos também esteve em Umarizal